segunda-feira, 27 de maio de 2013

O Budismo acredita em Deus?


                 Inicialmente é bom esclarecermos que Buda não é Deus. A palavra "Buda" significa "o iluminado". Ou seja, um Buda é aquele que se iluminou para a verdade da vida.
Para os cristãos, o 'inexplicável', ou os fenômenos do universo, é atribuído a Deus, que vive no céu e dita as regras da Terra. No budismo, os fenômenos são atribuídos a uma Lei que rege o universo. Essa Lei é denominada NAM MYOHO RENGJE KYO através da compreensão a lei de causa e efeito.
Segundo os ensinamentos budistas, tudo na vida é regido pela lei de causa e efeito existente no universo. Os sofrimentos e a felicidade existem na vida de cada pessoa e se manifesta de acordo com a força positiva ou negativa que cada um carrega. Entretantoa a lei que rege o universo não é punitiva, é justa, equilibrada, rigorosa e venevolente, pois cada pessoa recebe o que determinou.
O importante em cada religião é o respeito mútuo. Desconsiderar a existência de Deus para um cristão por sermos budistas é desrespeitar a pessoa e sua fé. Com base nisso devemos estudar o budismo para que possamos defender nossa fé convictamente, sem, no entanto, desrespeitar a fé dos outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário