Em japonês o objeto de devoção chama-se “Honzon” que significa objeto de
máximo respeito.”Go” quer dizer digno de honra. No centro do Gohonzon
estão inscritos os caracteres de
máximo respeito.”Go” quer dizer digno de honra. No centro do Gohonzon
estão inscritos os caracteres de
“Nam-Myoho-Rengue-Kyo – Nitiren”.
O Gohonzon é a fusão perfeita da Lei Nam-myoho-rengue-kyo
(a verdade última da vida e do universo) e da pessoa Nitiren Daishonin
(Buda Original iluminado a essa verdade).
BUTSUDAN
Em japonês, significa “casa do Buda”. É o local onde se consagra o Gohonzon.
Na medida que avançamos na prática, surge naturalmente o sentimento de
dignificar o local onde está.
SHIKIMI
As folhas verdes são uma oferenda tradicional. As flores, mesmo que coloridas
e bonitas por um tempo, murcham facilmente. Como sua natureza é transitória,
não são consideradas uma oferenda apropriada para o Buda, que tem o propósito
de dar felicidade eterna a toda a humanidade.
O oferecimento de galhos verdes representa as virtudes de eternidade e pureza.
O oferecimento de galhos verdes representa as virtudes de eternidade e pureza.
No Japão, a aromática planta chamada “shikimi” é bastante usada. Mas,
qualquer planta verde pode ser utilizada.
VELAS
As velas desde tempo remoto têm sido consideradas
indispensáveis para iluminar a escuridão.
No Budismo, as velas conservam o mesmo significado
No Budismo, as velas conservam o mesmo significado
"iluminar a escuridão", por isso representam
a natureza de Buda, a Sabedoria, a Essência Iluminada do Buda.
INCENSO
O Incenso dignifica as oferendas feitas ao Gohonzon.
Em muitos sutras (ensinos), incluíndo o Capítulo Décimo do
Sutra de Lótus, está exposto o sentido de dignificar a área perante
o Buda com fragâncias de incenso. Isto significa, que purificar a
área perante o Gohonzon com tais fragâncias é uma forma de oferendar
o Buda. Tien-tai, o erudito budista chinês do século VI, expressou que
"Tudo o que tem cor ou fragância manifesta o caminho do meio".
Por esta razão se oferece a fragância do incenso ao Gohonzon
com a maior sinceridade durante o Gongyo da manhã e da noite.
ÁGUA
A água, era apreciada como algo de grande valor na Índia, país de clima tropical
e local onde nasceu o Budismo. Em sânscrito, a palavra que significa "água
" também significa "benefício", ou "a água do benefício".
Oferecer água a convidados importantes parece ter sido um costume amplamente
praticado na Índia daqueles dias.
A água fria, não quente, é considerada uma oferenda apropriada para o Gohonzon.
A água fria, não quente, é considerada uma oferenda apropriada para o Gohonzon.
A água oferecida ao Gohonzon todas as manhãs deve ser fresca, e deve ser retirada
antes da oração da noite.
FRUTAS
Frutas ou comida também é uma tradicional oferenda ao Gohonzon.
Enquanto existir sinceridade, qualquer comida considerada boa pode ser
oferecida; porém, baseados no bom senso, devemos evitar aquelas comidas que
estragam facilmente ou que atraem insetos. Quando se oferece comida ao Gohonzon,
podemos tocar três vezes o sino e recitar Daimoku três vezes, manifestando deste
modo nossa profunda gratidão ao Gohonzon. A fruta deve ser retirada d
o butsudan e consumida enquanto está fresca.
SINO
o primeiro capítulo do Sutra de Lótus diz: “Deuses e dragões, seres humanos
e não humanos, fazem continuamente oferecimentos de perfume e música...”.
O Sutra de Lótus e outras escrituras budistas, mencionam freqüentemente
o oferecimento da música ao Buda. De modo similar, tocar o sino durante
o Gongyo serve para louvar o
O Sutra de Lótus e outras escrituras budistas, mencionam freqüentemente
o oferecimento da música ao Buda. De modo similar, tocar o sino durante
o Gongyo serve para louvar o
Buda e alegrar o espírito.
LITURGIA
O Gongyo constitui a leitura de trechos de dois capítulos do Sutra de Lótus.
Nitiren Daishonin nos ensina que recitando o 2° cap. Hoben e o trecho
Jigague do 16° cap. Juryo, abrangemos a essência da totalidade dos
28 capítulos do Sutra de Lótus e abraçamos os 80.000 ensinos do budismo.
Gongyo, significa prática assídua e refere-se à leitura dos capítulos
Hoben e Juryo. Oferendamos as cinco orações pelamanhã e
as três orações à tarde. Daimoku é a recitação repetida de
Nam-myoho-rengue-kyo. A recitação de ambos constitui a prática budista diária.
Jigague do 16° cap. Juryo, abrangemos a essência da totalidade dos
28 capítulos do Sutra de Lótus e abraçamos os 80.000 ensinos do budismo.
Gongyo, significa prática assídua e refere-se à leitura dos capítulos
Hoben e Juryo. Oferendamos as cinco orações pelamanhã e
as três orações à tarde. Daimoku é a recitação repetida de
Nam-myoho-rengue-kyo. A recitação de ambos constitui a prática budista diária.
JUZU
Em japonês significa “número de contas”. Também chamado “nenju” (meditar).
O juzu do budismo de Nitiren Daishonin tem 112 contas, sem contar as borlas.
As 112 contas representam os 108 desejos mundanos e os quatro líderes dos
Bodhisattvas da terra.
O Juzu deve ser usado colocando-se a extremidade com três borlas no dedo médio
O Juzu deve ser usado colocando-se a extremidade com três borlas no dedo médio
da mão direita, e da outra com duas borlas, no dedo médio da mão esquerda,
conservando os cordéis centrais cruzados em forma de X.
conservando os cordéis centrais cruzados em forma de X.
MATERIAL DE ESTUDO
O princípio budista de fé, prática e estudo é a forma correta de praticar
o Budismo de Nitiren Daishonin.
Fé, é acreditar fervorosamente no Gohonzon.
Prática é recitar Nam-myoho-rengue-kyo e ensiná-lo aos outros (prática para
Fé, é acreditar fervorosamente no Gohonzon.
Prática é recitar Nam-myoho-rengue-kyo e ensiná-lo aos outros (prática para
si e prática para os outros).
Estudo significa aprender e compreender os ensinos budistas. Mas a fé é
imprescindível para atingir o estado de Buda. A fé estimula a prática e
o estudo, e estes, por sua vez, aprofundam a fé.
Estudo significa aprender e compreender os ensinos budistas. Mas a fé é
imprescindível para atingir o estado de Buda. A fé estimula a prática e
o estudo, e estes, por sua vez, aprofundam a fé.
O Gohonzon é a entidade da vida de Nitiren Daishonin,
o Buda Original dos Últimos Dias da Lei. Receber o Gohonzon
é como receber o próprio Buda original em sua casa.
o Buda Original dos Últimos Dias da Lei. Receber o Gohonzon
é como receber o próprio Buda original em sua casa.
Como o Gohonzon é o ponto central da prática do Budismo de Nitiren
Daishonin, o modo
Daishonin, o modo
como é cuidado é muito importante, assim como o é a gratidão
demonstrada para ele. Tudo o que se faz para dignificar o Gohonzon,
tal como limpar o butsudan, oferecer água,
demonstrada para ele. Tudo o que se faz para dignificar o Gohonzon,
tal como limpar o butsudan, oferecer água,
shikimi, queimar incenso ou ascender velas, expressa a sinceridade
do coração. E stas oferendas ao Gohonzon não só indicam
reverência pela vida do Buda, como também significa fazer causas
positivas para desenvolver nosso estado de Buda inerente.
do coração. E stas oferendas ao Gohonzon não só indicam
reverência pela vida do Buda, como também significa fazer causas
positivas para desenvolver nosso estado de Buda inerente.
O ponto mais importante é orar ao Gohonzon com todo o coração,
sem ficar preocupado demais com as formalidades. “
sem ficar preocupado demais com as formalidades. “
Se crer neste Gohonzon e recitar Nam-myoho–rengue-kyo
mesmo por um instante,
mesmo por um instante,
não haverá oração sem resposta, todo pecado será perdoado, toda fortuna será
concedida, e toda justiça será provada”.
Seu BLOG é muito didático e muito bom. Continue assim !. Veja na página do GOOGLE "VERDADEIRO BUDISMO PARA ERA DE MAPPO".(Imagens na parte de cima). Depois do quinto BUDA eu apareço. Meu BLOG está sendo acompanhado em 51 países. Somos autênticos Bodhisattvas da Terra.
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